sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dicas de leitura para o ano todo!

No começo do ano estipulei uma meta para mim mesmo: ler pelo menos um livro por mês.
E chegando agora ao final do ano, a meta foi atingida. E vou recomendar os livros que li, fica aí a dica para quem quiser ler um livro novo.


O Símbolo Perdido

ImageHost.org

Depois de sobreviver a uma explosão no Vaticano e a uma caçada humana em Paris, Robert Langdon está de volta com seus profundos conhecimentos de simbologia e sua brilhante habilidade para solucionar problemas.

Em O Símbolo Perdido, o célebre professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar, descobre que caiu numa armadilha. Não existe nenhuma palestra, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo.

Mal´akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse e, está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo. Sendo essa a única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana: o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian.

O quinto livro do escritor americano Dan Brown é mais do mesmo: Lagdon tentando socorrer um amigo, resolvendo mistérios simbolistas sobre sociedades secretas e passando por mil e uma confusões para salvar o dia com a ajuda de uma companheira.

Se gostou de O Código da vinci e Anjos e Demônios, ou de qualquer livro dele, com certeza vai gostar deste livro.


Coração de Tinta

ImageHost.org

O Livro conta a historia de Mo, que há muito tempo decidiu nunca mais ler em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama.

Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável - quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica.

Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado 'Coração de tinta'. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada.

Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

A alemã Cornelia Funke nos apresenta esse mundo fantástico no primeiro livro da trilogia, que ainda conta com Sangue de Tinta e Morte de Tinta. Teve uma péssima adaptação para os cinemas em 2008, estrelado por Brendan Fraser.

Mais um livro que fiquei conhecendo após o lançamento do filme. Mas diferente de sua adaptação, o livro é legal. É divertido ver as referências a outras histórias, é aquele tipo de livro que incentiva a pessoa a entrar no mundo da leitura.


Fúria Lupina

ImageHost.org

A natureza lupina liberta. A natureza humana destrói.
Qual é a origem do mito do lobisomem? Maldição, doença, dom, herança ou eventos aleatórios? Ou será que todas essas hipóteses são aplicáveis?

Em Fúria Lupina - Brasil, as peças do quebra-cabeça são apresentadas no decorrer de algumas décadas. Quando, no ano de 2009, essas peças começam a se encaixar para formar a imagem final, homens e feras aparentemente desconexos entram em uma alucinada rota de colisão, que resultará em sangue, violência e morte.

Uma organização secreta, um grupo ecoterrorista, mercenários, lobisomens com variações de raça e conflitos de natureza humana permeiam toda a trama, que passa por Estados Unidos, México, Noruega, São Paulo e Mato Grosso, finalmente desembarcando na Amazônia brasileira, onde muitos destinos serão traçados.

Você está pronto para descobrir qual é o maior predador do planeta?

Ótimo livro sobre Lobisomens, coisa que anda em falta. A moda agora é vampiros, e pelo que vi a nova tendência são anjos. Que venha logo a era dos lobisomens. Já falei sobre o livro aqui. Cliquem aí e leiam.


A Bússola de Ouro

ImageHost.org

Quando Roger, amigo de Lyra, desaparece, ela e seu daemon, Pantalaimon, resolvem procurá-lo. Viajam para os reinos frios do Norte, onde urso de armadura e bruxas-rainhas voam pelos céus congelados. Lyra possui um aparelho que auxiliará na missão - caso ela consiga decifrar suas mensagens misteriosas. Mas o equipamento
contém segredos assustadores sobre a viagem e os perigos que os esperam em mundos distantes.

Primeiro volume da trilogia Fronteiras do Universo (os outros títulos são A Faca Sutil e A Luneta Ambar) A Bússola de Ouro apresenta uma narrativa frenética e cheia de mistério.

Pode ser lido apenas como uma grande aventura, ou como uma história repleta de outros significados conceitos e mensagens a serem analisadas no mundo de Lyra e no nosso.

A primeira vez que ouvi falar sobre A Bussola de Ouro foi quando saiu a adaptação para os cinemas. Na época assisti o filme e achei uma merda. Resolvi dar uma chance e corri atrás do livro, e para minha surpresa, o filme se mostrou uma merda maior ainda. Ao acabar o livro, fica aquela vontade de ler de imediato os outros para ver o que acontece.

A única vantagem do filme é me fazer crer que um filme de Pokemon é possivel.


Percy Jackson e os Olimpianos: A Maldição do Titã

ImageHost.org

Terceiro livro da série. Percy Jackson recebe mais uma missão: Encontrar dois novos meios-sangues que foram descobertos, e sua ascendência ainda é desconhecida.

O que Percy e seus aliados ainda não sabem é que os jovens não são os únicos em perigo: Cronos, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e os meios-sangues estarão frente a frente com o maior desafio de suas vidas.


Percy Jackson e os Olimpianos: A Batalha do Labirinto

ImageHost.org

No quarto livro da série, as tropas de Cronos irão atacar e destruir o campo de treinamento dos heróis, filhos de deuses com mortais. Para assegurar que o Acampamento Meio-Sangue não seja invadido, Percy Jackson tem que deter as forças de Cronos.

Mas será preciso sobreviver ao emaranhado de corredores do temido Labirinto de Dédalo, um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais aterrorizantes surpresas.


Percy Jackson e os Olimpianos: O Último Olimpiano

ImageHost.org

Último livro da coleção, e nele os meios-sangues, após passarem o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo.

Nesse quinto livro da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho.

Quando li o primeiro livro da série, definia Percy jackson como um Harry Potter baseado em mitologia grega. Mas ao terminar de ler o Último Olimpiano posso dizer que apesar das comparações, a Saga de Percy Jackson tem uma identidade própria e se destaca por ter mais ação do que o seu parente bruxo. Uma pena que, diferente do seu rival mágico, não tenha dado certo nos cinemas, e sua adaptação foi um lixo. Eu ia gostar muito de ver esse último livro adaptado para os cinemas.


Trilogia Força Sigma: O Mapa de Ossos

ImageHost.org

Um grupo de mercenários disfarçados de monges rouba ossos dos Reis Magos e extermina fiéis com hóstias envenenadas. Ao seguir a única pista deixada pelos assassinos o símbolo de dragão na roupa do líder, a equipe de Gray Pierce se depara com um segredo sagrado há muito perdido e que colocará as chaves do mundo na mão do seu descobridor. É impossível largar esse romance enquanto não terminar a corrida contra o tempo para salvar o planeta de uma fraternidade tão antiga e secreta quanto mortal.

Comprei a trilogia em uma promoção do Submarino (o que posso fazer? sou quase uma mulher, não resisto a uma promoção) sem saber muito sobre os livros e fiquei surpreso ao ler o primeiro volume. Simplificando, é um Código da Vinci com muito mais ação. Os agentes da Sigma são todos cientistas militares fodões, e a descrição das cenas de ação, a trama muito bem escrita, é um daqueles livros que vale a pena ler. Ainda mais se comprou baratinho na promoção. Ainda tenho que ler os outros dois livros, A Ordem negra e A Nova traição de judas.


O Cordeiro: O Evangelho Segundo o Biff, o Brother de Infância de Cristo

ImageHost.org

Se você, religioso ou não, acha que já sabe tudo sobre Jesus Cristo, que já estudou os Evangelhos de cabo a rabo, que vai a instituições religiosas, O cordeiro é leitura obrigatória. Mas se não estudou a Bíblia, não a conhece bem nem se identifica com elementos religiosos, saiba que o autor Christopher Moore também pensou em você.

A história é contada por Levi – vulgo Biff –, o melhor amigo de Jesus. Ressuscitado pelo anjo Raziel, que no livro leva o esteriótipo de louro e burro, Biff tem a tarefa de contar a história dele com Jesus, afinal o Evangelho esta todo errado.

Acompanhamos então a historia de Biff, filho de um pedreiro, que não pensa em seguir a profissão do pai, e sim a de idiota da aldeia, e seu amigo Jesus, vulgo Jesus, o filho mais velho de Maria, tida como louca já que diz ver anjos, que pratica a ressurreição desde pequeno. Biff e Jesus são grandes amigos, e formam um triângulo com Maria Madalena (Madá para os íntimos).

Mas como as responsabilidades naquela época começavam cedo, Madá é obrigada a se casar, Biff e Jesus partem em busca dos três Reis Magos. Idiota, mas amigo leal e sarcástico, Biff é a companhia perfeita para Jesus, garoto inocente e crente na bondade de pessoas. Jesus irá não só dominar a sabedoria dos três Magos, como integrá-la numa única sabedoria.

No livro descobrimos como foi o encontro com os três Reis Magos, porque Jesus andou sobre as águas, como nasceu o sarcasmo, por que Jesus aprendeu kung-fu, entre outras coisas.


Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

ImageHost.org

A Sociedade do Anel é o início da trilogia O Senhor do Anéis, o livro revela como surgiram os anéis mágicos e como um grupo de magos, elfos e outros seres se formou para impedir que o maligno Sauron dominasse toda a Terra Média. Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve
empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.

Quem aí não conhece a obra mais famosa de Tolkien? E por incrível que pareça, achei os filmes bem melhores. Veja bem, não estou dizendo que o livro é ruim, muito pelo contrário, é bem desenvolvido e detalhado. Detalhado até demais. A ponto de ter umas 20 paginas só mostrando os Hobbits tomando chá e fumando uma erva.

Mas é Senhor dos Anéis! O livro que definiu o mundo medieval fantástico.


A Menina que Roubava Livros

ImageHost.org

Sendo narrado pela morte, o livro conta a história de Liesel Meminger, uma garota que se encontrou com a narradora três vezes entre os anos de 1939 e 1943, e através de um livro, escrito pela menina sobre a sua vida, encontrado pela morte em meio aos horrores da guerra, a morte ficou fascinada com tudo que a menina viu e como sobreviveu, então assim resolveu contar a sua história.

Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta.

Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, O Manual do Coveiro. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.

Sua família acolheu um judeu, Max, para poder ajudá-lo, devido à uma promessa feita por Hans Hubbermann a mãe do judeu,na Primeira Guerra mundial.

Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou para perceber como tal. Vivendo na Alemanha nazista, Liesel enfrenta vários desafios.

A Menina que Roubava Livros é um belo romance do escritor australiano Markus Zusak, gosto desses livros sobre a Segunda Guerra e a perseguição nazista. E a história narrada pela própria morte dá um toque a mais para o livro.


Memórias de uma Gueixa

ImageHost.org

O best-seller de Arthur Golden tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde Sayuri, uma menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.

O livro nos mostra um pouco da tradicional cultura japonesa, e mudou minha visão das gueixas, antes vistas praticamente como prostitutas. Uma belíssima historia.

Ganhou uma adaptação para os cinemas, que não vi ainda. Apesar das críticas negativas por ter colocado atrizes chinesas para viver japonesas, talvez um dia assista por curiosidade. Ou não.

3 comentários:

  1. De todos eu só li O Simbolo Perdido.
    Minha meta esse ano foi o contrário, ler menos. Consegui ficar mais idiota!

    ResponderExcluir
  2. Nha... O Símbolo Perdido foi uma tremenda PERDA DE TEMPO. u.u

    Previsível do começo ao fim pra quem leu 2 ou mais livros dele. Prende a atenção mas a história não chega a ser tão boa quanto a de Anjos e Demônios.

    A Menina que Roubava Livros é simplesmente encantador. Foi pra mim pelo menos uma leitura que me prendeu e envolveu de uma maneira...

    =***

    ResponderExcluir
  3. Ps: Concordo com oq vc disse de Senhor dos Anéis... Apesar da parte dos túmulos que só tem no livro ter sido MTOOOOO fodona xD

    ResponderExcluir