sexta-feira, 9 de julho de 2010

Crítica: Toy Story 3

Ontem finalmente assisti Toy Story 3. Um filme fantástico. Quem nunca teve um brinquedo? Quem nunca brincou quando foi criança?

ImageHost.org

E Toy Story traz essa ideia fantástica: e se nossos brinquedos criassem vida quando não estamos olhando?

No filme, Andy, o dono dos bonecos Woody e Buzz Lightyear, está prestes a ir para a faculdade. E por acidente seus brinquedos são doados a uma creche. Lá o grupo conhece novos brinquedos, e o lugar parece ser um lar maravilhoso, mas não é bem assim.

ImageHost.org

O filme fala sobre amizade, abandono, mágoa, companherismo, enfim, é Pixar. Ela não faz "desenhos" ela faz animação. Para crianças, para adultos, para idosos, para todos. Animação com sentimento, emoção.

Se em UP quase chorei com 10 minutos de filme, em Toy Story 3 tive que me segurar em duas cenas.

ImageHost.org

Na parte do lixão eu apenas pensava:
"Poxa, depois de tudo que passaram... Eles ficaram juntos e vão acabar juntos. Mas não, não pode acabar assim, depois de tudo que passaram, tudo o que fizeram, não pode ser assim..."
Enquanto sentia aquele vazio no estômago e aquela apreensão.

ImageHost.org

E claro, quase chorei vendo a cena final do filme mas fui orgulhoso e me segurei. Notei que outras pessoas não foram idiotas como eu e choraram como crianças, que um dia também brincaram e inventaram mil histórias com seu brinquedos. E não só adultos mas as crianças também. Nunca vi uma sessão de cinema com crianças tão concentradas em um filme.

ImageHost.org

E hoje onde estão seus brinquedos? Aqueles seus pequenos companheiros de infância? Aquela boneca que dormia com você na cama, com quem conversava quando estava sozinha? O que fez com o seu amigo que estava sempre ali para brincar com você? Hoje você é um adulto, envelheceu, brinquedos agora são coisas de crianças. Você ainda tem eles?



Eu quando entro em uma loja de brinquedos passo horas se me deixarem. Então sou uma criança crescida, ou apenas um cara bobo?

Agora eu pergunto: você abandonaria um amigo? Jogaria um amigo seu no lixo? Alguém que um dia trouxe muita felicidade?

ImageHost.org

Talvez animação seja coisa de criança, brinquedos sejam coisas de crianças, mas o que você é além de uma criança que cresceu e apenas perdeu a magia da imaginação?

ImageHost.org

Será que eles se mexem quando não estou olhando?

No final de Toy Story 3 todo mundo aplaudiu. E com razão. Quem não viu, veja, quem já viu, veja de novo. E depois passem em uma loja de brinquedos e lembrem como é ser criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário