quinta-feira, 1 de abril de 2010

Feijão com coco, mini Bis e coelhos que botam ovos

Páscoa! Data que as crianças adoram e os adultos odeiam por ter que comprar ovos e mais ovos pra tudo que é parente.

ImageHost.org

Tudo começa na Sexta-feira da Paixão, que por sinal é um nome tão sexy, não? Sexta-feira da paixão... oh... vem, me beija... huummm... quase consigo ouvir aquela musica francesa, "Je T'aime" de fundo. Mas nesse dia, pelo menos para os católicos, é mais conhecido como "O Dia que Jesus se fodeu".

ImageHost.org

E para muitas famílias, assim como a minha, é dia de comer peixe. Eu particularmente acho essa coisa de não comer carne nesse dia uma grande besteira. Ofereça um prato de picanha para um mendigo e duvido que ele vá dizer "ah não, é sexta-feira santa".

Todo ano é a mesma coisa. Parentes vem para comer o bacalhau e outros peixes, acompanhados do mortal feijão com coco.

Essa iguaria vinda do nordeste é uma receita simples: pega-se o feijão, despeja em um liquidificador junto com coco seco ralado, mas não esses prontos e sim o ralado na mão. Bate-se isso tudo até virar uma pasta semelhante a cocô de neném.

É um prato gostoso, mas o prazer é curto. Você já come sabendo que pouco depois vai ter que passar algumas horas no banheiro devolvendo ele à natureza.

ImageHost.org

Além do peixe, o grande faturamento do comércio nessa época do ano é com chocolate. Na minha tenra infância fudida e miserável ganhar ovo de páscoa não era a melhor coisa do mundo. Primeiro porque eram sempre ovos baratos, aqueles feitos com chocolate caseiro seboso com gosto de manteiga. Sem contar a decepção que era balançar o ovo e ouvir que tinha algo dentro, e quando abrir achar amendoins com casquinha de café no lugar dos bombons.

ImageHost.org
Ovo de páscoa de pobre é assim...

Essa coisa do ovo é mais para crianças. Crianças gostam de pegar no ovo e comer. Por mim compro ovo quebrado que é mais barato ou dou caixa de Bis no lugar do ovo de páscoa. Aliás, vi que agora lançaram o "Mini BIS". Porra! Claro! O BIS normal é gigantesco! Mal cabe na mão, tinha que usar as duas mãos pra comer ele.

ImageHost.org

Por isso crianças, em vez de pedir para o seu papai um miserável ovo de páscoa que custa aí uns 30 reais, sejam espertas e peçam a barra de 1kg! É muito mais chocolate gastando menos. Esquece a porra do ovo, vai quebrar aquela merda mesmo.

Nas famílias mais afortunadas o pai ou um tio engraçaralho, assim como no natal, se veste de coelho e esconde os ovos, no intuito de fazer uma gincana. Claro que isso dura até a molecada começar a chorar.

ImageHost.org
O coelhinho não vai trazer os ovos esse ano...

Muitas escolas também fazem aquelas orelhas de cartolina e entregam para as pobres crianças pintarem. Como elas não são muito espertas, um dia antes do feriado vem aquela molecada toda com orelhas verde alaranjado, com brilho, algodão, meleca de nariz e de todos os tipos na cabeça, a cara pintada com micro ovos de cinco centímetros de chocolate vagabundo (isso nas escolas mais chiques, a de pobre nem isso tem).

ImageHost.org
Até Hittler se fantasiava de coelho na escola...

Feliz páscoa a todos! E curtam a Sexta Feira da Paixão ao som de Je T'aime:

Nenhum comentário:

Postar um comentário