sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Avatar, IMAX e tesão no cinema

Depois de um mês após a estreia finalmente consegui assistir Avatar!

E toda essa espera valeu a pena. Eu poderia ter assistido em qualquer cinema, mas esperei longas filas para ver o filme no cinema IMAX.

Mas devem estar se perguntando: O que é IMAX tio?

ImageHost.org

Simples pequeno gafanhoto. IMAX é um cinema com a mais alta tecnologia digital de áudio e projeção, em uma tela de 14 m de altura e 21 m de largura, ou seja, é grande pra caralho. Não é a maior tela IMAX do mundo, para ter noção, em Sydney, na Austrália, a tela tem 35,7 m de largura e 29,4 m de altura.

E ver Avatar nessa tela gigante é uma experiencia única para qualquer um que goste de cinema. Se você viu Avatar em um cinema 3D normal, perdeu a metade do tesão de assistir esse filme.

James Cameron conseguiu novamente. Depois de Titanic, filme que era a maior bilheteria do mundo ("era" porque Avatar tomou seu lugar) o diretor ficou 12 anos desenvolvendo uma nova tecnologia para realizar o filme.

ImageHost.org

E ele conseguiu. E você sabe disso quando passa a se importar com personagens que na verdade não existem.

ImageHost.org

É incrível pensar que tudo que esta vendo na tela, com exceção dos atores, não existe. Ele criou um planeta inteiro. Tudo que você vê em Pandora, os animais, as plantas, a luz, sombras, nada daquilo existe, mas você acredita porque tem textura, parece real e crível. Tudo bem que em certos momentos parece que James Cameron usou muita droga, muita "balinha" pois Pandora parece uma grande Rave, cheia de luzes florescentes, muito ácido na veia.

ImageHost.org

Claro que a historia é clichê. Está lá o herói, que tem que ser aceito, o militar malvado, a Pocachontas. A diferença é que Avatar junta tudo isso de maneira primorosa. Sem contar a mensagem ecológica que o filme passa de maneira sutil.

ImageHost.org

A única coisa que reclamo em ter visto o filme no IMAX é a falta de uma versão dublada. Ter que ler as legendas me fizeram perder muita coisa que estava em cena. E na tela gigante era possível olhar cada detalhe. Pela primeira vez tive vontade de ver um filme dublado no cinema.

ImageHost.org

Mas como cinéfilo, recomendo ver esse filme no IMAX. Pode ser caro a entrada, mas vale a pena. Recomendo a todos ver Avatar, se já viu, veja de novo, se não viu ainda, o que esta esperando? Corra para o cinema.

E para finalizar a música tema do filme:



Bons momentos ouvindo ela...

Nenhum comentário:

Postar um comentário