sexta-feira, 23 de julho de 2010

Pessoas, comidas e um bicho estranho chamado temaki

Hoje fui jantar fora e admito que tenho o péssimo hábito de observar as pessoas comendo. É possível aprender muito sobre a pessoa só pela maneira que come.

Por exemplo, um cara que faz vulcãozinho de arroz e feijão só pode ser um trabalhador da construção civil, popularmente conhecido como um peão. Ou pode ser apenas uma pessoa que tem problemas para se libertar de certos hábitos infantis.

ImageHost.org

E na minha frente havia uma senhora diante de sua refeição. Dava pra ver que se tratava de uma pessoa bem de vida pelas roupas finas, os trejeitos refinados e o celular de última geração. Além disso estava comendo aqueles pratos de ricos composto por porções miseráveis servidas em que diversos pratinhos de porcelana branca. O problema é que a pobre senhora talvez tivesse esquecido sua dentadura em casa ou no trabalho, pois cheguei a ter pena da mulher tentando comer. Ficou chupando a torrada até conseguir ficar molinha e mastigar.

ImageHost.org

Uma lição de vida aprendida: "Nunca saia sem sua dentadura, e se sair, não se arrisque com alimentos duros".

Ela saiu e eu continuei lá conversando e nisso sentam dois caras com um prato de comida japonesa.

Sou leigo na culinária japonesa, mas alguns pratos que o sujeito pediu deu pra reconhecer, e devo dizer que a falta de conhecimento ao degustar um alimento de outra nacionalidade pode ser no mínimo constrangedor.

Nem digo isso pelo fato de usar os hashis, o "pauzinho japonês", pois eu mesmo não tenho a menor habilidade para usar aquilo e já fiz muito frango voar do meu prato em tentativas frustadas de comer com o pau.

ImageHost.org

* Momento Chaves * Afinal, não dá para tirar o pau pra comer.

Ele comeu um Yakissoba, que ok, é macarrão. É fácil de comer, só enrolar no garfo e mandar goela abaixo. Já o Sushi me deu uma certa vergonha alheia pois o sujeito espetava os pobres rolinhos de arroz como se fossem bichos vivos e cortava cada um a ponto da faca riscar no prato e fazer aquele barulho irritante.

Depois ele comeu uma banana caramelizada e ainda não sei como, mas ainda existia espaço naquele saco sem fundo para um Temaki, que é um tipo de sushi em formato de cone e que é para ser comido com a mão mesmo.

ImageHost.org

A cena eu que vi foi o sujeito primeiro cortar a ponta do cone, como se estivesse tirando a cauda de um peixe, depois abrindo o Temaki no meio como se estivesse dissecando um sapo numa aula de biologia, examinando cada item e fazendo uma cara de puro estranhamento para no final fazer um mexidão e comer como se fosse um virado à paulista.

Nisso seu amigo foi buscar um pouco de shoyu, pois viu que o companheiro fazia um esforço tremendo para fazer descer goela abaixo o arroz seco.

ImageHost.org

Aquilo já tava me dando agonia, deu vontade de levantar e comprar um Temaki e passar do lado do sujeito "Olha, não é incrível, isso se come com a MÃO e um pouco de SHOYU para descer suave, fantástico!"

Mas respirei fundo e me contive. Continuei observando o cara finalmente cortar a "cabeça" do temaki e enfiar aquele enorme tufo de arroz e vegetais dentro da boca à seco, e tentar engolir, com direito a mini arrotos e um princípio de golfada.

ImageHost.org

Depois o sujeito levantou e comprou mais alguma coisa pra viagem, talvez mais Temakis para levar para casa e dizer "Óia, mãe, o bicho estranho que eu comi hoje!"

Por isso até hoje eu tenho receio de comer comida árabe, vai saber se não irei vomitar ao comer um Kibe cru por exemplo, ou carne de camelo, ou sei lá...

Um comentário:

  1. Então, eu estou arrumei + ou - o blog.. elo menos dá pra comentar.. mas o importante é que goste do conteudo..

    http://www.oloboblog.blogspot.com/

    Vou copiar o video do crepusculo Para homens, e depois eu leio seus textox.. vc escreve muito.. eu ainda tô me recuperando da facu, depois eu leio e comento direito!!

    ResponderExcluir